A dois anos da estreia em Paris: Brasília recebe etapa de Mundial de Breaking

B-boy Bart durante a Final Mundial do Red Bull BC One 2021, em Gdansk na Polônia (Crédito: Little Shao/ Red Bull Content Pool)
B-boy Bart durante a Final Mundial do Red Bull BC One 2021, em Gdansk na Polônia (Crédito: Little Shao/ Red Bull Content Pool)

A apenas dois anos para a estreia do breaking em Paris, o Red Bull BC One 2022, maior campeonato mundial da modalidade, está prestes a começar. A competição chega a Brasília, onde acontece a seletiva regional, no dia 23 de julho, procurando os melhores B-Boys e B-Girls do país. As inscrições podem ser feitas pelo site redbull.com/bcone-br, a partir do dia 28 de junho, ou no próprio local do evento, que acontece na Galeria dos Estados, por ordem de chegada. A competição, que já desembarcou em Curitiba (PR) e Fortaleza (CE) antes da capital nacional, ainda passará por São Paulo (SP), onde também acontece a Final Nacional.

De cada seletiva, as chamadas Cyphers, sairão quatro vencedores, dois de cada categoria (feminina e masculina), que passarão à próxima fase: a Final Nacional, que reunirá 16 B-Boys e 16 B-Girls, em São Paulo, e que consagrará um B-Boy e uma B-Girl para representarem o Brasil em Nova Iorque, berço do Hip Hop. Por lá, os finalistas disputarão a Last Chance Cypher, evento do qual participam todos os vencedores das Cyphers regionais do mundo, antes de se classificarem para a grande Final Mundial, dia 12 de novembro.

Participante compete durante o Red Bull BC One 2021 Cypher em São Paulo / Foto: Tauana Sofia (Red Bull Content Pool)

Dançarino há 13 anos, o maranhense Mirley Allef avalia a relevância deste tipo de competição na cena: “Esses eventos geram oportunidades para que a nossa cultura cresça ainda mais em alcance e visibilidade, aumentando nossa chance de termos qualidade de vida vivendo do breaking”.

Maia performa no Red Bul BC One Cypher Brasil 2021 em São Paulo / Foto: Fabio Piva (Red Bull Content Pool)

Artista circense do Distrito Federal e breaker há mais de uma década, a B-Girl Maia concorda com a importância destes eventos no crescimento da cena.

“Acredito que competições como essa ajudam a promover a cena do hip hip no mundo, pelo fato de buscar sempre valorizar a imagem dos breakers, MCs e DJs presentes nos seus eventos. Além disso, este é o único evento grande de breaking que consegue estar, todos os anos, em tantos países diferentes, e isso fortalece muito para que a cena de cada país possa ser ainda mais divulgada para o mundo todo”

relata a B-Girl Maia

Fique de olho nas datas!

Em 2022, o Red Bull BC One conta com Cyphers Regionais, Final Nacional e Final Mundial, além do Red Bull BC One E-Battle e do Red Bull BC One Camp. Confira, abaixo, as principais datas para não perder nada do evento:

22/06: Anúncio dos finalistas do Red Bull BC One E-Battle 

10/07: Cypher Curitiba 

16/07: Cypher Fortaleza 

23/07: Cypher Brasília

29/07: Cypher São Paulo 

29, 30 e 31/07: Red Bull BC One Camp – São Paulo

31/07: Final Nacional – São Paulo [ ao vivo no YouTube ]

12/11: Final Mundial – Nova Iorque (EUA)

Você vai gostar de ler também

Mais lidas de hoje

1

Diversidade: Museu lança exposição virtual sobre futebol LGBTQIA+

2

PicniK Festival 2022: edição celebra 10 anos de uma Brasília multicultural

3

Estrelado por Jared Leto, "MORBIUS" chega à HBO Max dia 1 de julho

4

Festival CoMA anuncia ÀTTØØXXÁ e Jean Tassy no line-up

5

Festival Internacional de Teatro de Brasília retorna com edição presencial

6

Filipe Ret lança LUME em versão transmídia no Spotify
plugins premium WordPress